A mancha e o sofrimento dos Delmirenses.

Imagem redes sociais

Nos últimos dois meses a situação de calamidade pública vem assustando toda a população do alto sertão alagoano. A ação do homem trouxe grandes consequências para as cidades, uma delas é Delmiro Gouveia, que nesses últimos dias vem sofrendo pela falta d’água em vários bairros da cidade. Moradores dos Bairros Novo, Campo Grande, Eldorado, Pedra Velha, Desvio, Ponto Chic,Bom Sossego, reclamam da situação ocasionada pela ação da CHESF, que esvaziou um lago em Paulo Afonso para limpeza. Essa ação desordenada causou grandes transtornos para todos os habitantes da região. A Casal por várias dias suspendeu o fornecimento d’água para algumas cidades afetadas por causa da Mancha . Na última quinta-feira foi divulgado o laudo pelo IBAMA, que identificou uma densidade de CYANOBACTÉRIAS da espécie CYLINDROSPERMOPIS RACIBORSKII, em uma densidade de 407.880 células por mililitro, ultrapassando em muito a densidade de 20 mil células por mililitro, na água bruta do lago de Xingó. 

E o que vem a ser essas bactérias encontradas no Rio São Francisco devido a Mancha Escura? Cianobactérias são microorganismos procarióticos, isto é, tem estrutura celular que corresponde a célula de uma bactéria. São fotossintetizantes, apresentando fotossistemas I e II, mas sem estar organizados em cloroplastos, como as plantas. Algumas espécies são fixadoras de Nitrogênio atmosférico ( N2), e outras produtoras de hepatoxinasneurotoxinas. 

 As cianobactérias são indivíduos muito antigos e os seus fósseis são datados de períodos muito distantes no pré - cambriano. Uma grande flexibilidade a adaptações bioquímicas, fisiológicas, genéticas e reprodutivas, garatiram aos organismos a sua perpetuação na superfície terrestre e a sua distribuição em diversos ambientes terrestres, aquáticos ( de rios, estuários e mares), e na interface úmida da terra com o ar ( rochas, cascas de árvores, paredes, telhados, vidros, etc.).Igualmente, esta grande flexibilidade também nos permite isolá-las e mantê-las em cultivos com certa facilidade. 

Com todos esses impactos causados pela ação do homem, a população Delmirense vem sofrendo com a falta d’água nas torneiras, a Casal está suprindo essa falta d’água com caminhões pipas, abastecendo os bairros da cidade, mas muitos moradores reclamam da situação, por não serem todos atendidos no abastecimento realizado pela casal com caminhões pipas. 

 
 
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.