Sesau promove ações de conscientização contra a dengue em Maceió e Santana do Ipanema

 

Foto.: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) continua com a campanha itinerante para a prevenção e combate à dengue em Alagoas. Nesta sexta-feira (12), as ações ocorreram nas cidades de Maceió, no bairro Feitosa, e no Centro de Santana do Ipanema. Durante as ações, as equipes de agentes de combate às endemias distribuíram material informativo e tiraram dúvidas da população.

Durante as ações, os agentes passam para a população informações de como evitar a proliferação do mosquito, evitando criadouros. “É recomendado que as pessoas mantenham a caixa d’água bem tampada, além de acondicionar o lixo do quintal, das calhas, bem como, cobrir as piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários”, explicou a agente de combate à dengue, Isabela Kayalani.

Para o motorista de aplicativo Anderson Teixeira, a campanha é importante para ensinar a população como se proteger da dengue. “É muito bom que todos recebam as informações adequadas sobre como enfrentar a dengue e assim todos possamos realizar nossa parte para a segurança da sociedade”, reforçou

Acompanhada das filhas, a agricultora Larissa Soares esteve presente na ação realizada na cidade de Santana do Ipanema. “É muito legal participar dessa ação. Vamos combater o mosquito, se orientar porque ele tá aí. Hoje pude saber informações importantíssimas para que eu possa evitar a dengue dentro da minha casa”, disse Larissa.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes, também esteve na cidade de Santana do Ipanema, junto com os agentes, para levar informação à população. “Hoje é um dia muito importante para Santana do Ipanema. É o nosso Dia D de Combate à Dengue, onde estamos orientando a população a combater os focos do mosquito, fazendo com que não haja proliferação, diminuindo assim a transmissibilidade da doença, tendo em vista que 70% dos focos são domiciliares. A população tem que estar bem informada para manter o mosquito longe. Estamos aqui com trabalho para desenvolver Alagoas e coração para cuidar das pessoas”, enfatizou o gestor.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

Por Secom Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.