Ler pode reduzir estresse, ampliar expectativa de vida e concede ao leitor o papel de protagonista
Foto Assessoria |
Ler faz bem à saúde! Estudo da Universidade de Sussex, do Reino Unido, ressalta que a leitura ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse e que seis minutos diários dessa prática é o suficiente para aliviar tensões. Especialistas também afirmam que esse hábito pode prevenir doenças neurodegenerativas no cérebro. Até mesmo a expectativa de vida para quem lê cerca de três horas por semana aumenta, conforme dados da Universidade de Yale, dos Estados Unidos.
Contudo, a última edição da pesquisa Retratos da Leitura (2022) no Brasil, revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler, por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) trabalha para tornar este universo mágico da leitura como um caminho interessante para enriquecer o vocabulário, aguçar a criatividade, a escrita e a imaginação, na formação de cada leitor para toda a vida. Não é à toa que, por meio de propostas socioeducativas, a Instituição, fomenta experiências de reflexão, possibilita o aprendizado de forma igualitária, para que seus atendidos possam optar pelos melhores caminhos na tomada de decisões individuais e até mesmo coletivas.
Leitura precisa ser estimulada
Na visão de Daniela Ainhoren, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), é fundamental estimular esse hábito na infância, pois “a identificação com algumas histórias possibilita um mundo cheio de recomeços, de significados [...], faz com que se tenha mais Esperança na vida”. A profissional explica que, quando a criança lê, desenvolve a criatividade, a imaginação e a fantasia. E isso “melhora a qualidade de vida dela e ajuda a ressignificar histórias, incentivando recomeços possíveis nessa fase"
Por Assessoria LBV
Nenhum comentário