Em Piranhas/AL, Cisp é inaugurado e a Região do Sertão ganha reforço na segurança

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O Sertão alagoano ganhou mais um reforço na segurança pública com a inauguração do novo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município de Piranhas, na manhã desta segunda-feira (25). O equipamento foi entregue oficialmente pelo governador Klever Loureiro e o secretário de Estado da Segurança Pública, Elias Oliveira, com a presença de diversas autoridades da região.


A unidade do tipo II é resultado do investimento de R$ 10,5 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual e vai intensificar a atuação das forças de segurança na região, levando mais segurança para Piranhas e para as cidades circunvizinhas.

O governador Klever Loureiro ressaltou sua satisfação por entregar obras no município de Piranhas, que vão fortalecer ainda mais o turismo na região e beneficiar principalmente a população local. “É uma prova inequívoca de que o Governo do Estado está presente em todas as regiões”, enfatizou o governador.

Loureiro observou a importância da entrega do Cisp, programa que tem impulsionado e solucionado os problemas da falta de estrutura dos órgãos de segurança pública. “Estamos dando continuidade às obras que vinham sendo realizadas pelo governo anterior e continuaremos a trabalhar diuturnamente enquanto estivermos à frente do Executivo estadual”.

O secretário de Segurança Pública, Elias Oliveira, explicou que o município de Piranhas foi escolhido para receber um Cisp do tipo II, que é maior que os do tipo I, devido a sua localização estratégica na divisa entre Alagoas e Sergipe, assegurando, assim, um cerco maior contra a criminalidade no Sertão. “Esse é o 37° Cisp que estamos entregando no Estado, proporcionando aos agentes de segurança a adequada condição de trabalho, em lugar seguro e confortável”, afirmou o secretário, acrescentando que o equipamento vai possibilitar a realização de operações conjuntas das polícias Militar e Civil.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o desembargador Washington Luiz, o deputado Inácio Loyola, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, secretários de Estado, prefeitos e vereadores da região e centenas de moradores do município.

O prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, também ressaltou a importância da inauguração do novo Cisp, mostrando o emprenho do Governo em melhorar o sistema de segurança na região sertaneja. “Com certeza, esse novo reforço na segurança vai dar mais tranquilidade a moradores e turistas que visitam nossa região, um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Alagoas”.

 Estrutura

Os dois pavimentos do novo prédio do Cisp, com 1.300 m² vão abrigar equipes da Polícia Civil e Militar, proporcionando mais conforto para os profissionais e um bom atendimento à população. O equipamento de segurança conta com sala para a Inteligência, de Planejamento de Operações, Posto de Identificação, Centro de Operações (Copom), alojamento para oficiais e praças, divididos para homens e mulheres, vestiários, sala de reunião, reserva de armas e depósito para a Polícia Militar.

Já a Polícia Civil terá sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional, depósito, alojamentos para delegados e agentes e sala de reuniões. Na área comum haverá copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.

O prédio do tipo II também contém mais celas de flagrantes que as do tipo I. Nessas unidades, a capacidade é de até 32 presos, divididos em cinco celas para presos do sexo masculino, feminino e para menores. Já estão em funcionamento 36 Cisps nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela,

Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Rio Largo e Penedo.

Estão em construção uma unidade do tipo III em Santana do Ipanema, uma unidade do tipo II em Atalaia e dez do tipo I, no distrito de Pindorama, em Coruripe, Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi, Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel e Estrela de Alagoas que, em breve, serão entregues à população.

Por Secom Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.