"Suíte Alagoana" uma composição feita em homenagem aos 203 anos de Emancipação Política de Alagoas será lançada nesta quarta-feira,16, pelo Maestro Bacalhau e convidados

Imagem Adalberto Gomes

O Estado de Alagoas completa nesta quarta-feira, 16, seus 203 anos de Emancipação Política. E, em sua homenagem,  vai ser lançada  a obra  "Suíte Alagoana", composta pelo Maestro Ednaldo Alves do Nascimento, mais conhecido como Maestro Bacalhau do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas.  

O lançamento  acontecerá  nesta quarta-feira, 16, pelas plataformas digitais.

Em entrevista ao Blog Adalberto Gomes Notícias, o Maestro Bacalhau nos contou sobre a obra "Suíte Alagoana" e sobre a sua trajetória de vida, como músico, poeta e professor.

A obra  "Suíte Alagoana" é composta por quatro movimentos; um Baião (Clamores de um sertanejo), um Samba (Na quarentena), um Frevo (Frevo a Bacalhau) e um Guerreiro (Luandeiro, dança  genuinamente alagoana)  e reúne diversos músicos dos estados de Alagoas, Bahia Sergipe e Pernambuco,  denominando-se músicos de ALBAPESE. 

Emocionado o Maestro Bacalhau, agradeceu a todos os músicos que participaram da obra  e a todos aqueles que acreditam na força da música, na cultura e na literatura e na linguagem artística. 

"Suíte" é uma palavra francesa que significa "sequência" ou "conjunto". Suíte pode referir-se a: Suíte musical, sequência de movimentos musicais dançantes muito comum na Renascença e no Barroco.

Confira um pouco da história do Maestro Bacalhau.

Ednaldo Alves do Nascimento, o Maestro Bacalhau, iniciou sua carreira artística, aos 16 anos de idade, tocando em banda fanfarra no município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. Ele é graduado em Artes visuais com habilitação em música, dança e teatro. É professor, compositor, arranjador, poeta e maestro. 

Maestro Bacalhau atua como professor e regente musical, no Núcleo de Artes da SEDUC (Secretaria de Educação) no município de Paulo Afonso, sertão da Bahia. 

No cenário cultural, fez parte de quadrilha junina em Delmiro Gouveia, além da participação  em vários eventos de formação e capacitação, como Jornadas Pedagógicas, Festivais de Música, Encontro de Bandas, Recitais, Fóruns, Congressos, Simpósios e  Cursos.







 

Acompanhe a entrevista no Canal do Blog Adalberto Gomes Notícias

  

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.