Saiba quando ligar para o número 192 do Samu
Samu deve ser acionado pelo número 102 em casos específicos Ascom Sesau Texto de João Victor Barroso |
Presente
em 37 municípios do Estado, com 59 ambulâncias em atuação
simultaneamente, garantindo atendimento às 102 cidades alagoanas, o
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está preparado 24 horas
por dia, todos os dias da semana, para atender a população nos mais
diversos tipos de urgência e emergência. Mas, quais são as situações em
que a população deve ligar para o número 192 e acionar o serviço
pré-hospitalar móvel?
Tanto
para os casos de urgência ou emergência, o paciente precisa de um
atendimento médico rápido, segundo orientam os socorristas do Samu
Alagoas. A principal diferença entre as duas situações é que, nos casos
de emergência, o risco de morte é iminente.
As
principais emergências atendidas pelos médicos, enfermeiros, condutores
socorristas e técnicos de enfermagem são os acidentes de trânsito, as
suspeitas de infarto agudo do miocárdio e de Acidente Vascular
Encefálico (AVE), as agressões físicas por arma branca ou arma de fogo e
as quedas. Já as principais urgências são voltadas para os casos
clínicos, como os transtornos psiquiátricos, os casos obstétricos,
pediátricos, entre outros.
Para
Martha Valente, coordenadora médica da Central Maceió do Samu Alagoas,
as equipes de socorristas fazem um atendimento muito abrangente, tanto
de casos clínicos como de traumas. “O Samu Alagoas está à disposição de
toda a população, prestando uma assistência médica de qualidade. As
ocorrências que chegam diariamente no sistema 192 são voltadas para os
atendimentos de emergência, com os resgates nas ruas”, explicou a
médica.
Orientações médicas –
Em casos mais simples, como febre, diarreia, vômitos, dores de cabeça,
dores de dente, pequenos cortes e queimaduras leves, o usuário pode
acionar os profissionais do Samu, que automaticamente irão orientá-lo
sobre o que deve ser feito.
“De
maneira geral, nesses casos que não são classificados como urgência e
emergência, nós orientamos o solicitante sobre o que deve ser feito
naquele momento. Também informamos a respeito da unidade de saúde mais
próxima que ele deve procurar, caso os sintomas não passem”, diz Martha
Valente.
A
coordenadora médica da Central Maceió do Samu Alagoas salienta que, em
algumas situações, como engasgos e paradas cardíacas, os socorristas
também fazem o atendimento pela modalidade Telemedicina. “Isso acontece
principalmente no momento em que nossos médicos reguladores liberam as
viaturas, onde continuam na linha telefônica falando com o solicitante,
indicando como devem ser feitas as manobras, até que a equipe de
socorristas esteja no local”, relatou.
Por Agência Alagoas
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