Dois milhões de preservativos serão distribuídos neste Carnaval em Alagoas

Preservativos estão disponíveis nos postos de vacinação dos 102 municípios Olival Santos
Além dos 600 mil preservativos que os 102 municípios alagoanos receberam referentes à cota mensal de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou mais 2 milhões para o período de Carnaval. A ação integra a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, lançada nesta segunda (10), cujo slogan é “A prevenção ainda é o melhor remédio contra o HIV”.

Além de os preservativos masculinos e femininos, também foram distribuídas 150 mil unidades de gel lubrificante, provenientes da cota mensal enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Para os municípios que possuem festas carnavalescas, a exemplo de balneários como a Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio, a cota foi aumentada em 100%, uma vez que, nestas localidades, o número de pessoas chega a quadruplicar durante os quatro dias da folia de momo.


Como ter acesso – Para ter acesso aos preservativos e ao gel lubrificante, o usuário deve se dirigir até um posto de saúde mais próximo de sua residência. Alguns municípios, no entanto, realizam blocos carnavalescos exaltando a prevenção às IST e distribuindo os insumos, além de montarem stands nos pontos de maior concentração de foliões.

Segundo o gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Diego Hora, o preservativo ainda é o método mais seguro de prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis, principalmente a Aids. Ele também representa um contraceptivo para evitar uma gravidez não programada.

Diego lembrou que, além da AIDS, a herpes, sífilis e clamídia são também preocupantes, uma vez que podem gerar consequências sérias, desde deformações à infertilidade. “É importante apostar na prevenção sempre. A camisinha é eficaz e deve ser utilizada, principalmente porque é de fácil acesso, por ser distribuída pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, salientou Diego Hora.

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.