Delmiro Gouveia comemora 66 anos de Emancipação Política nesta sexta-feira,14
Imagem Adalberto Gomes |
Atualmente o município tem cerca de 52.016 mil habitantes segundo estimativa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o município mais populoso do sertão de Alagoas.
Antes denominado Povoado Pedra, se tornou Distrito de Pedra em 1º de novembro de 1938, através do decreto-lei 846.
Em de 30 de dezembro de 1943, passou a ser chamado “Delmiro Gouveia” posteriormente, em consequência do Decreto de nº 2.909. A emancipação política ocorreu em 14 de fevereiro de 1954 pela Lei 1.623, de 16 de junho de 1952, desmembrando-se do município de Água Branca, sertão de Alagoas e, passou a ser município, recebeu o nome de Delmiro Gouveia, em homenagem ao cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que chegou na região de Alagoas no ano de 1903.
O primeiro prefeito do município foi Alfredízio Gomes de Menezes, nomeado pelo governador Arnon de Mello, permaneceu a frente da prefeitura por apenas um ano.
A história do município teve um marco importante, foi a partir da construção da estrada de ferro Great-Western, que constituiu o Povoado Pedra recebeu esse nome devido a grande quantidade de rochas existentes no solo da região. Povoado Pedra fazia parte do município de Água Branca e com a vinda em 1903, do cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, transformou a história do Povoado.
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, um cearense de Ipu, com seu espírito empreendedor, se estabeleceu no Povoado com a venda de couros e peles de caprinos, alguns anos depois, em 1911, iniciou a construção da primeira hidrelétrica do Norte e Nordeste nos paredões rochosos do Rio São Francisco, sendo inaugurada em 1913 e recebeu o nome de Angiquinho.
Imagem Adalberto Gomes |
Imagem Adalberto Gomes |
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias
Nenhum comentário