Em Maravilha, mata-pasto é utilizado como alternativa para nutrição de rebanho

Planta processada para silagem possui alto teor de proteína e reduz custos do produtor
Planta processada para silagem possui alto teor de proteína e reduz custos do produtor Foto: Ascom/Emater
Com o auxílio da assistência técnica da Emater Alagoas, o produtor familiar Valdinar Dionísio, do município de Maravilha, conseguiu transformar a planta mata-pasto, considerada uma erva daninha de difícil controle, em alternativa para alimentação do rebanho bovino para o período de seca.

O mata-pasto, que é uma leguminosa de ocorrência natural no Nordeste, possui alto teor de proteína e palatabilidade e, ao passar por processo de ensilagem ou fenação, que consiste na conservação de forragem vegetal retendo qualidades nutritivas, se torna um alimento potencial para a alimentação do gado.

De acordo com o técnico agropecuário responsável pelo trabalho, Francisco de Assis, o mata-pasto foi colhido na propriedade do produtor e passou por secagem, trituração e, em seguida, foi ensacado para passar por processo de fermentação.

“Ninguém usa o mata-pasto, todo mundo acha ruim, porque enche os terrenos e não é fácil controlar. Então resolvemos utilizar a planta colhida direto da propriedade do produtor, o que também gera economia de produção, e, concluído todo o processo, teremos a silagem como produto final da fermentação”, ressaltou o técnico agrícola.

O técnico explica, ainda, que a silagem de mata-pasto será utilizada na alimentação de pelo menos 15 bovinos, em complemento a milho, sorgo e palma forrageira já plantados na propriedade.

Atualmente, a iniciativa permanece em processo de silagem e, após conclusão, o material será enviado para análise em laboratório para que o valor nutritivo possa ser avaliado e, então, a matéria-prima seja oferecida aos animais.

O produtor Valdinar Dionísio é atendido pela Emater há pelo menos cinco anos, recebendo auxílio para aperfeiçoar sua rotina produtiva e de nutrição dos animais, bem como para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Valdinar Dionísio também mantém uma Unidade Demonstrativa de Palma, uma iniciativa que busca demonstrar formas adequadas de plantio, adubação e manejo para incentivar o uso qualificado da planta na nutrição dos rebanhos, servindo como referência a outros produtores.

  Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.