Jornal Hoje destaca Cânion do Xingó é paraíso que fica no meio do sertão sergipano




 O Tô de Folga desta sexta-feira (19) viaja até um paraíso escondido no meio do sertão sergipano. O repórter André Azeredo trocou o frio do Rio Grande do Sul pelo calor do Nordeste. Ele foi conhecer o Cânion do Xingó e ver pela primeira vez de perto o Rio São Francisco.
"Sete horas e mais de três mil quilômetros depois de deixar Porto Alegre, chegamos em Aracaju. A tentação é ficar aqui, mas o nosso passeio é para dentro. Nós vamos pro sertão! Mas lá tem água, pode ficar tranquilo que no calor a gente vai dar um jeito.
São mais três horas de carro até Canindé de São Francisco - cidade pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes. No caminho, pela SE-230, a terra seca e a caatinga vão se revelando. Uma paisagem que combina tons de verde, marrom e cinza. Uma beleza diferente e olha quem aparece para receber a nossa equipe: o jegue sertanejo.
A primeira visão do 'Velho Chico' é fascinante. É por ele que navegamos até o nosso destino. O catamarã sai do píer de um restaurante. Até os cânions, a viagem dura uma hora - tempo suficiente para apreciar a paisagem e descobrir como ela se formou.
Há duas décadas a região era seca, coberta pela caatinga. Mas em 1994, quando as águas foram represadas para construção da usina hidrelétrica de Xingó, o cenário mudou. O leito do rio subiu quase cem metros e formou uma espécie de paraíso.
Segundo estudos geológicos, o local era o fundo do mar há mais ou menos uns 65 milhões de anos atrás. Com a divisão então das placas tectônicas, uma regrediu para onde se encontra hoje e deixou uma fenda aberta.
Uma hora de viagem depois a gente atraca numa espécie de porto artificial. As pessoas já podem fazer filas para que eles possam entrar na piscina natural. O curioso é que a piscina tem dez metros de profundidade até a rede de contenção. Para baixo tem mais 30 metros.
Realmente é uma experiência ímpar estar me banhando nas águas do rio São Francisco, que eu tanto ouvia falar e nunca tinha visto. É uma água bem cristalina, bem verdinha, não é gelada, é muito boa. Para o calor aqui, é uma excelente opção.
Por R$ 5, alugamos um barquinho para passear pelas fendas entre os cânions. Realmente é deslumbrante o cenário. As rochas parecem que realmente foram talhadas por alguém e olha o efeito do sol lá atrás, olha que lindo.
A água reflete o sol e forma um jogo de luzes nas rochas. Um lugar literalmente abençoado - há imagens de São Francisco distribuídas por todo o trajeto.
Na volta, depois de três horas de passeio, o turista é recebido com almoço e música. Hora de descansar. Em Canindé de São Francisco há hotéis e pousadas - a maioria perto do rio.
Quem quiser explorar ainda mais o Velho Chico, pode mudar o ângulo. Do alto, é surpreendente ver como tanta água fica lado a lado com tanta terra seca. O espetáculo termina com o pôr do sol no rio São Francisco, em uma paisagem típica do sertão."

Confira o vídeo aqui.http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/06/canion-do-xingo-e-paraiso-que-fica-no-meio-do-sertao-sergipano.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=jh

Fonte: Jornal Hoje Rede Globo.

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.