Pedagoga santanense Flaviana Costa, participou do Concurso “Mestres Alagoanos-Patrimonio Vivo”, promovido pela SECULT de Alagoas
Flaviana Costa. Foto.: Assessoria |
A Pedagoga santanense Flaviana Costa, participou do Concurso “Mestres Alagoanos-Patrimonio Vivo”, promovido pela SECULT. A abertura do concurso foi em decorrência ao falecimento de três mestres do patrimônio alagoano em 2023.
O governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, anunciou abertura das inscrições entre os meses de abril e maio, poderia se inscrever qualquer pessoa natural de Alagoas que possuísse conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade.
Flaviana Costa, enviou a documentação solicitada pelo edital, para a cidade de Maceió durante o mês de maio de 2024. No mês de junho saiu o resultado dos habilitados e inabilitados depois da análise da documentação, sendo a primeira etapa do concurso. Entre os cinquenta e dois candidatos selecionados na lista, o nome da jovem estava presente.
Na segunda fase, seriam analisadas as histórias de vida, as notas seriam destinadas a histórias emocionantes e pessoas de mais idade. Entre os participantes alagoanos, a pedagoga era a mais jovem a concorrer o mérito de mestra, com trinta e quatro anos e os demais acima de cinquenta anos.
A mesma em suas palavras ressalta que: “Foi uma honrar participar do concurso, compartilhando minha história de superação, através da documentação solicitada e um resumo com textos e imagens da CAMINHADA. Não conheci os participantes pessoalmente, porém, as histórias desses guerreiros são incríveis, através da arte construíram seus legados. Já estava ciente do edital em relação a idade, fiquei surpresa em ser a mais jovem a participar do concurso, que experiência magnifica, ter meu nome aprovado para concorrer entre as relíquias alagoanas, parabéns aos finalistas.”
No dia 12 de agosto foi divulgado o resultado final, os três mestres alagoanos – Patrimônio vivo são: “GERALDO, RUBÉRIO E SÔNIA MARIA”.
Esses mestres continuaram preservando tradições e saberes representando a essência da cultura da identidade de Alagoas.
Por Assessoria
Nenhum comentário