Carreta-escola aporta em Delmiro Gouveia para cursos de capacitação em energia solar

Foto Assessoria 

O setor de energias renováveis, um dos que mais crescem no Nordeste, deve gerar mais de 2 milhões de empregos na região, segundo projeção do Plano Nordeste Potência baseada nas outorgas já concedidas aos Estados. Para preparar a população de Alagoas a ocupar esses postos de trabalho, serão oferecidos entre os dias 16 e 22 de novembro dois tipos de cursos de capacitação em Delmiro Gouveia, a 290 quilômetros de Maceió.

As aulas ocorrerão em uma carreta-escola que ficará estacionada na Praça de Eventos, no Centro. Haverá 10 turmas, cada uma com 27 participantes. A adesão aos cursos se deu pela internet. Outras 5 vagas por turma estarão disponíveis durante o evento, sendo as inscrições feitas na Sala do Empreendedor de Delmiro Gouveia, próximo ao local onde está estacionada a unidade móvel.

A carreta-escola ficará aberta para visitação pública no primeiro dia em Delmiro Gouveia. Um sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar garante o funcionamento da sala de aula itinerante, de um espaço para workshops e de uma casa funcional.

Os cursos, um introdutório e outro avançado, são resultado de uma parceria entre o Plano  Nordeste Potência, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas (SEDICS), a Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), responsável, ao lado da Huawei, pela carreta-escola com o apoio de outras empresas do mercado de energia solar.

O acordo de cooperação técnica, publicado em 2 de outubro no Diário Oficial de Alagoas, estabelece “a execução das recomendações apresentadas pelo Plano Nordeste Potência, no eixo capacitação técnica de mão de obra, de modo a incentivar a transição da matriz energética com base em energias renováveis, de forma justa e inclusiva, em um sistema que traga benefícios para todos os estratos da sociedade, através da promoção de ações de capacitação para geração distribuída oriunda de energias renováveis no Estado de Alagoas através do projeto Road Show ABGD Huawei Solar.”

Serão oferecidos os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.

Para o Plano Nordeste Potência, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva.

“No contexto da transição energética do Nordeste, quando fontes poluentes gradativamente dão lugar às renováveis, os cursos oferecidos pela carreta-escola certamente vão criar mais oportunidades para a população local”, diz a coordenadora de articulação do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto.

SERVIÇO

O quê: cursos de energia solar da carreta-escola Road Show ABGD HUAWEI Solar

Quando: 16 a 22  de novembro

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Onde: Praça de Eventos Nossa Senhora do Rosário

Centro, Delmiro Gouveia – AL

Inscrições no local: Sala do Empreendedor

Rua Floriano Peixoto, 171, Centro, Delmiro Gouveia – AL

O Plano Nordeste Potência é uma iniciativa de cinco organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia, Instituto ClimaInfo e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Por Assessoria 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.