Dia Mundial da Água: Casal destaca importância do líquido para a sociedade

Imagem Casal

Neste mês de março, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) celebra o Dia Mundial da Água, data que visa discutir assuntos importantes relacionados à preservação desse líquido. Por isso, durante todo o período, a empresa dedica uma atenção especial em relação à gestão de recursos hídricos e à importância da água para a sociedade e o meio ambiente.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é um período marcado pela reflexão a respeito da preservação e da importância dos recursos hídricos. Mas e você? Sabe qual a valiosidade desse líquido para a nossa sociedade?

A água é a principal fonte de vida para os seres vivos como um todo, constituindo a maior parte do corpo humano e do planeta terra. Este líquido é fundamental para realizar o transporte de sais minerais e nutrientes para o nosso corpo, bem como auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Além disso, a água também é responsável por equilibrar e conservar a biodiversidade e regular o clima no planeta.

Mas além de ser essencial para a preservação da saúde humana e do meio ambiente, a água também é importante para a manutenção de atividades necessárias para a sociedade, como a agricultura, sendo um recurso indispensável na irrigação das plantações e produção de alimentos.

O líquido também é um produto valioso para as indústrias, sendo usado para a higienização de máquinas e produtos, além de ser essencial para a produção de eletricidade, visto que as usinas hidrelétricas utilizam a água armazenada pelas barragens como recurso para a movimentação de turbinas. Assim, a energia mecânica proveniente desse recurso hídrico é transformada em energia elétrica nas usinas.

Como preservar a água?

Durante quase 60 anos, a Casal mantém o compromisso de preservar a água obtida nos mananciais, tratá-la e distribuí-la em boas condições para a população alagoana. Por isso, a Companhia destaca alguns pontos que podem colaborar na proteção desse bem tão valioso.

As principais ações para preservar a água são:

  • Proteger os mananciais;
  • Reflorestar as margens dos rios;
  • Evitar desperdício de água;
  • Utilizar o líquido de forma consciente;
  • Tratar os esgotos.

A Casal tem atuação em 78 municípios de Alagoas, sendo a responsável pela captação, tratamento e distribuição da água diretamente para 68 deles, enquanto na Região Metropolitana de Maceió a Companhia cuida da captação e do tratamento do líquido, que é distribuído por uma empresa privada para 10 cidades.

Por Ascom Casal

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.