Covid-19; Governador de Alagoas anuncia vacinação para pessoas entre 60 e 62 anos

Nova remessa de imunizantes contra a Covid-19 é armazenada na sede do PNI de Alagoas
Nova remessa de imunizantes contra a Covid-19 é armazenada na sede do PNI de Alagoas Lucas Borges Texto de João Victor Barroso

O governador Renan Filho informou pelas redes sociais, na noite desta quinta-feira (08), que a chegada do novo lote de vacinas vai garantir a imunização contra a Covid-19 para pessoas com idade entre 60 e 62 anos em todo o estado.

“Vamos conseguir vacinar todas as pessoas com 62, 61 e 60 anos. Os municípios vão receber a quantidade de vacinas necessárias – todas as cidades, inclusive a capital, Maceió”, disse Renan Filho, sobre o novo lote com 59.150 doses do imunizante, sendo 26.400 doses da vacina CoronaVac e 32.750 doses da AstraZeneca. “Esse será um passo fundamental para que a gente siga imunizando as pessoas mais vulneráveis à Covid-19. Isso vai permitir a Alagoas que atinjamos a meta que tínhamos estabelecidos para mais pra frente em abril”, comemorou.

A nova remessa também ampliará a vacinação dos profissionais de saúde autônomos, de acordo com o chefe do Executivo estadual, que aproveitou o anúncio para fazer um apelo aos prefeitos, secretários municipais de saúde e aos cidadãos alagoanos: “É muito importante que todas as pessoas que têm mais de 60 anos – mesmo que tenham 65, 67, 70, 72 ou 80 –, e que eventualmente ainda não se vacinaram, procurem o local de vacinação. Essas pessoas ainda podem se vacinar”, frisou o governador. “A gente não pode deixar ninguém para trás na vacinação. Cada pessoa que fica para trás significa uma pessoa vulnerável, que corre mais risco de pegar a doença e ter a doença agravada”.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que, apesar de o enfrentamento da Covid-19 está sendo extenuante, a cada nova remessa de vacina que chega a Alagoas, a esperança de quem faz saúde pública é renovada. “Porque é somente com a vacina que vamos conseguir proteger a nossa população e os profissionais de saúde que estão nessa luta diária contra essa doença”, assinalou gestor.

Com a 12ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para Alagoas, o Estado já recebeu 659.110 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Do total, já foram distribuídas 513.337 doses do imunizante para os municípios. Até o momento, 413.887 alagoanos foram vacinados contra a Covid-19. 338.588 pessoas receberam a 1ª dose e outras 75.299 receberam a 2ª dose.

De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde do MS, Alagoas está em 3º lugar na relação entre doses distribuídas e doses aplicadas, com um percentual de 80,60%, ficando à frente de São Paulo (4º), e atrás apenas de Roraima (2º) e do Rio Grande do Norte (1º).

Municípios definem calendário

Após a chegada em Alagoas, os imunobiológicos foram encaminhados para o prédio sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde foram cadastrados e armazenados na câmara fria, em uma temperatura entre 2° e 8° graus Celsius.

Após esse processo, os técnicos do PNI/AL definirão o quantitativo de doses que será enviado para os Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizados em Maceió e Arapiraca. Nestas unidades, as vacinas ficarão disponíveis para cada um dos 102 municípios, que são responsáveis pela definição do calendário, do local de vacinação e das estratégias para aplicação dos imunizantes.

Para as secretarias de Municipais de Saúde (SMSs) retirarem os imunobiológicos, é preciso solicitar as doses e os insumos pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente a retirada na Central de Distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e com a Central de Distribuição de Arapiraca pelo número: (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..">creadiarapiraca@gmail.com.

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.