Média de idade dos pacientes internados com Covid-19 em Alagoas é de 58 anos

Glauciane Fernandes, infectologista do Hospital Metropolitano, diz que os pacientes com comorbidade têm mais risco de complicar durante a internação
Glauciane Fernandes, infectologista do Hospital Metropolitano, diz que os pacientes com comorbidade têm mais risco de complicar durante a internação Texto de João Victor Barroso

A rede de saúde pública em Alagoas conta, agora, com 1.091 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, dos quais 757 estavam ocupados até a tarde desta segunda-feira (15). A média de idade das pessoas internadas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o tratamento adequado para a Covid-19 é de 58 anos. O Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, é a unidade hospitalar que possui a média de idade mais alta – 66 anos de idade.

Segundo Glauciane Fernandes, médica infectologista do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), a maior parte desses pacientes apresenta algum tipo de comorbidade, o que acaba agravando o quadro clínico. “Esses pacientes mais velhos, em geral, apresentam fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras comorbidades, o que acaba agravando a situação das vítimas da Covid-19. Com essa condição, os doentes acabam passando mais tempo internados nos leitos dos hospitais”, disse a médica.

Os 1.091 leitos exclusivos de tratamento da Covid-19 para usuários do SUS estão espalhados nas diversas unidades hospitalares e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o estado de Alagoas. A taxa de ocupação dos leitos está em 69%, com 757 pacientes internados em leitos clínicos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos intermediários, presentes nas UPAs.

A taxa que mais causa preocupação é a das vagas de UTI, com 84% da capacidade total ocupados.

Prevenção – Para a infectologista Glauciane Fernandes, o número de internações tem aumentado porque a população não está respeitando o distanciamento social. “Nos últimos meses, estamos observando um aumento na quantidade de internamento de jovens. Mas, independentemente da idade, os pacientes não estão se cuidando nesse momento, como aconteceu no início da pandemia”, disse.

A médica reforça a importância de continuar respeitando o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão ou uso de álcool a 70%, seja líquido ou gel.

Ocupação da Rede Hospitalar Estadual – Segundo o último boletim da ocupação diária de leitos, divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital da Mulher possui 153 vagas para atender pacientes com Covid-19. Do total, 118 estão ocupados, com uma média de idade dos pacientes internados de 56 anos.

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) conta com 200 leitos exclusivos para Covid-19. Desse total, 160 vagas estão ocupadas por usuários do SUS, que apresentam uma idade média de 60 anos.


Ainda na capital alagoana, a população também está recebendo cuidados contra a Covid-19 no Hospital Geral do Estado (HGE). Das 44 vagas exclusivas, 35 estão ocupadas por pacientes com idade média de 55 anos.

No interior do estado, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, possui 92 leitos exclusivos e tem 83 pacientes internados, com média de idade correspondente a 56 anos.

Já na cidade de União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM), dos 54 leitos disponíveis, 19 pacientes estão recebendo tratamento para a Covid-19. A média de idade dos internados é de 54 anos.

Por fim, no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, há 40 leitos. Do total, 22 estão ocupados e a média de idade dos pacientes é de 55 anos.

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.