Governador lança programa de qualificação de espaços públicos das cidades alagoanas

Programa inclui instalação de equipamentos de esporte e lazer em áreas públicas
Programa inclui instalação de equipamentos de esporte e lazer em áreas públicas Reprodução Texto de Luciana Buarque

Transformar – para melhor – os espaços públicos e as ruas de todas as cidades alagoanas, num convite à sua ocupação pelos moradores. Esse é o foco do Programa Minha Cidade Linda, que será lançado pelo Governo de Alagoas na próxima segunda-feira (18), às 10h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, com a presença do governador Renan Filho. Só na primeira fase, com investimento de mais de R$ 392 milhões, o programa vai implantar infraestrutura de qualidade em 91 municípios do estado, a fim de estimular a população a frequentar e usufruir dos espaços livres públicos. 

Por meio de obras nas vias urbanas – como a implantação de calçamento –, da instalação de academias ao ar livre e de parques infantis, além de pintura das fachadas das moradias, o programa visa melhorar a qualidade de vida da população. Afinal, a revitalização dos espaços e ruas diminui a violência e os acidentes, melhora a mobilidade e acessibilidade das pessoas, e proporciona lazer, esporte e momentos de interação social, devolvendo a cidade aos seus verdadeiros donos: a população.

Na primeira fase, serão beneficiadas as sedes de 91 municípios com menos de 50 mil habitantes. Já na segunda fase, o programa chega às 11 maiores cidades do estado, que têm mais de 50 mil habitantes. O programa será executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Os R$ 392.775.372,97 serão aplicados em quatro eixos: mobilidade urbana, lazer, esporte e cidadania. O primeiro consiste na melhoria das vias urbanas, com implantação de calçamento e urbanização de ruas não pavimentadas. Nos 91 municípios, será beneficiado um total de 453 quilômetros de vias.

Os equipamentos de lazer serão implantados em áreas públicas já consolidadas, como praças, parques e orlas. São parques infantis com brinquedos a serem distribuídos de acordo com a demanda local e proporcionalmente à população. Já no eixo do esporte, o Governo vai instalar academias ao ar livre para pessoas de todas as idades também em áreas como praças, parques e orlas, contribuindo para a saúde e bem-estar dos moradores.

Por fim, o último eixo do programa é voltado à beleza e harmonia visual dos ambientes, ponto importante na atratividade das cidades. As fachadas das residências serão revitalizadas, por meio de pintura, o que elevará a autoestima dos moradores, além de aumentar a visibilidade e agregar valor à comunidade onde residem.

Serviço

Lançamento do Programa Minha Cidade Linda

Quando: Segunda-feira (18), às 10h

Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jarágua - Maceió

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.