Em dois meses, Patrulha Maria da Penha atende 356 mulheres em Arapiraca

Militares da Patrulha Maria da Penha durante ação em Arapiraca.
Militares da Patrulha Maria da Penha durante ação em Arapiraca. Foto: Caio Loureiro

Atuando há pouco mais de dois meses em Arapiraca, a Patrulha Maria da Penha já realizou 356 atendimentos a vítimas de violência doméstica. Nesse período, 24 mulheres foram encaminhadas para serem assistidas pela equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca. O grupamento também realizou duas prisões por descumprimento de medidas protetivas.

O trabalho da patrulha é feito diariamente, das 7h às 19h. A equipe é formada por 11 policiais, sendo que nove ficam nas guarnições e dois na parte administrativa, dentro do próprio Juizado. "As mulheres têm conversado e dito que se sentem mais seguras quando veem a viatura fazendo a ronda ou quando veem a prisão sendo feita. Elas se sentem mais confiantes", destacou a tenente Priscila.

Ainda segundo a policial, mesmo com a pandemia, a patrulha não deixa de visitar as assistidas. "Procuramos não entrar no imóvel. Conversamos com a vítima geralmente da calçada e fazemos também a ronda no entorno da casa".

Sala no Juizado

A Patrulha Maria da Penha conta com uma sala dentro do Juizado da Mulher, em Arapiraca. O espaço foi inaugurado no dia 31 de agosto pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan. O objetivo é agilizar os atendimentos, possibilitando a atuação dos policiais no momento de concessão da medida protetiva.

"Funcionamos dentro do Juizado, o que facilita muito o contato. Nós temos a Defensoria Pública perto e o juiz também. Então, tudo isso facilita esse contato e essa rede de apoio", reforçou a tenente.

O Juizado da Mulher de Arapiraca fica na rua Samaritana, 160, no Complexo Integrado de Justiça Especializada, no bairro Santa Edwirges. 
 
Por Ascom TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.