MPE/AL e Detran celebram convênio para fiscalizar transportes escolares em Alagoas

Imagem MPE/AL
“O Ministério Público, a partir deste momento, tem mais um instrumento para prestar serviço à sociedade alagoana. Vamos salvar vidas”. Assim se pronunciou o procurador-geral de Justiça, em exercício, Márcio Roberto, após o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), celebrar, na tarde desta terça-feira (04), o Convênio de Cooperação Técnica com o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) cujo propósito é o de fiscalizar o transporte escolar em todos os municípios. De acordo com o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, as ações serão apoiadas pelas equipes da Lei Seca.

Na verdade, o que o MPE/AL e o Detran querem é proteger crianças e adolescentes garantindo um meio de transporte seguro, sem o risco de acidentes e suas fatalidades como mortes e sequelas permanentes. Por essa razão, a partir de agora, haverá um controle pormenorizado, desde a contratação do condutor até as condições do veículo.

“O Ministério Público busca cada vez mais ser proativo, tudo em função do melhor servir ao cidadão. Às vezes há uma certa dificuldade porque os gestores entendem o zelo da instituição como coação por parte dos promotores de Justiça. Mas, com a celebração desse convênio, teremos mais respaldo para manter contato imediato com nossos representantes em cada cidade, para juntos irmos ao prefeito, fazer com que tome conhecimento e se adeque”, declara o procurador-geral em exercício.

Segundo Antônio Carlos Gouveia, todos os transportes escolares serão submetidos a vistorias do Detran de seis em seis meses. “Não imaginávamos a complexidade e a gravidade da situação do transporte escolar. E o MP com suas ações civis públicas está modificando uma realidade. E nós, nessa parceria, com as vistorias semestrais salvaremos muitas vidas. Esta é uma ação inédita e não vejo outra palavra para caracterizar essa ação, senão êxito. Celebraremos a redução de acidentes, mortes, de jovens em cadeiras de rodas.

Márcio Roberto, por sua vez, reafirmou o empenho dos membros da instituição. “Tenham convicção de que todos os nossos promotores darão efetividade a esse convênio”.

Para o coordenador da Lei Seca, tenente PM Emanoel Costa, participar da parceria é de extrema importância para combater as ilicitudes.

“É uma parceria para a vida e abraçamos a causa pensando na proteção de centenas de crianças e jovens. Esse convênio é um marco para Alagoas e combateremos, com todo empenho, quaisquer irregularidades”, afirma o tenente Emanoel.

O coordenador jurídico do Detran, Carlos Alberto Melro, afirma que a parceria será um grande instrumento de transformação. “Esse convênio mudará comportamentos, cuidaremos e protegeremos os menos favorecidos, principalmente quem, em busca de um futuro melhor, se desloca do interior para estudar”, declara Melro.
Acompanharam a celebração do convênio, representando o Ministério das Cidades, os consultores técnicos Sabrina Silva e César Baracat que vieram a Alagoas para levantamentos sobre a quantidade de acidentes, suas causas. A cidade de Arapiraca, pelo número elevado de ocorrências, principalmente com motocicletas, já que é a segunda cidade do Brasil com maior número desse tipo de veículo, será a primeira a ser visitada. Eles farão análise em todo o território nacional.

O chefe de segurança de trânsito do Detran, Antônio Monteiro, também acompanhou o diretor-presidente no ato e aproveitou para falar dos projetos que estão em andamento e os estudos feitos para minimizar acidentes no estado. Ele aproveitou para elogiar o convênio.

“Nossa busca para encontrar alternativas e salvar vidas é incansável e vejo o convênio como fundamental, no sentido de levar segurança a quem depende do transporte escolar. Com essa parceria e toda a fiscalização, certamente teremos grandes resultados”.

Por MPE/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.