Apiário e Casa do Mel do Centro Xingó em Piranhas/AL já atenderam 331 pessoas desde 2023

Foto.: Seagri 

O Centro Xingó, localizado no município de Piranhas, é uma unidade demonstrativa que busca difundir tecnologias sociais e de acesso a práticas sustentáveis para os sertanejos conviverem em harmonia com o semiárido. Gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), a área comporta estruturas que fortalecem a apicultura alagoana, disseminando e promovendo aprendizado para o desenvolvimento da atividade em Alagoas.

Entre os espaços disponibilizados para atividades práticas e aprendizagem estão o apiário demonstrativo e a Casa do Mel do Centro Xingó, que foi construído em 2016 e reinaugurado em 2023, após passar por adequações das normas sanitárias. Desde então já realizou 10 aulas práticas, além de cursos e visitas técnicas, beneficiando um público de 331 pessoas.

As unidades servem como extensão escolar para realização de práticas sobre manejo e colheita de mel, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes e incentivando os jovens a iniciarem a atividade da apicultura. Durante as capacitações, os estudantes e produtores aprendem como fazer o manejo da colheita de forma correta e segura. Já na Casa do Mel, aprendem sobre as etapas de recepção das melgueiras, desoperculação dos alvéolos, centrifugação dos quadros, filtração, decantação, e posterior envase. Assim, os participantes aprenderam todo o processo de colheita e beneficiamento do mel, desde o apiário até à casa do mel.

Em alusão ao Dia da Abelha e ao Dia do Apicultor, comemorados nos dias 20 e 22 de maio, respectivamente, o Centro Xingó e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram uma aula prática para capacitar os alunos com boas práticas voltadas para a apicultura no último dia 14 de maio.

Marco para apicultura

A reinauguração da Casa do Mel ocorrida em 2023 representou um marco para a cadeia da apicultura no Sertão alagoano. O espaço é um modelo-escolar que contribui para o desenvolvimento da atividade, disponibilizando equipamentos para os apicultores fazerem a extração do mel, uma vez que as instalações dispõem de estrutura e equipamentos adequados, como mesa desoperculadora, centrífuga e decantadores.

Após a inauguração, a Casa de Mel foi transformada em um espaço com aulas práticas, recebendo também agricultores da região. A equipe da Seagri do Centro Xingó realiza tour guiado para que os apicultores possam entender o funcionamento de uma Casa de Mel modelo, além de aprender mais sobre manejo na apicultura.

Por Ascom Seagri 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.