IRES disponibiliza vagas para educação de jovens e adultos surdos em Maceió

Foto. : Assessoria 

O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) está com inscrições abertas para novos alunos surdos e com deficiências. As turmas são para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O ensino é gratuito e feito através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Língua Portuguesa e as aulas acontecem na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, nº 66, no bairro da Jatiúca.

Com aulas nos horários manhã e tarde, as vagas para o EJAI e AEE são limitadas. Para se inscrever no EJAI, o candidato deve ser maior de 15 anos e apresentar a documentação listada abaixo.

De acordo com a consultora educacional do IRES, Michele Vieira, a EJAI é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da educação básica do país.

“Essa modalidade é destinada à jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental na idade apropriada por fatores diversos. Já o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ser definido como atendimento valorizando a necessidade real do indivíduo atendido”, explicou Michele Vieira.

Sobre as modalidades

Para as turmas da EJAI, são aceitos alunos surdos e pessoas com e sem  deficiências com idade acima de 15 anos, independente de possuir ou não histórico escolar. Se o aluno já estudou ou estuda, é necessário estar munido de uma declaração da unidade que frequentou ou frequenta. Para o EJAI, as aulas acontecem de segunda à sexta, com os seguintes horários: manhã – das 8h às 12h; tarde das 13h às 17h.

Já para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o IRES recebe alunos surdos ou com outras deficiências a partir dos 3 anos de idade. O atendimento, assim com as aulas do EJAI, está disponível para os horários da manhã e tarde. No entanto, ocorrem duas vezes por semana. Para o AEE, é imprescindível que o aluno esteja matriculado em uma unidade de Ensino da Rede Municipal de Maceió. Para  mais informações, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone: (82) 993310048

Documentação

No ato da matrícula será necessária cópia dos seguintes documentos:

-RG (aluno e responsável) 

-CPF (aluno e responsável)

 -Comprovante de residência atualizado 

-Declaração da Escola (AEE) 

-Relatório da Escola (AEE)

 -Cartão do SUS; 

-Cartão de atendimento da AAPPE

 - Atestado médico ou laudo médico 

-Número do NIS

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.