Advogado Roberto Moura palestra sobre combate à ocorrência discriminatória
Foto.: Assessoria |
O advogado criminalista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL, Roberto Moura, proferiu uma palestra no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AL) nessa segunda-feira (20).
Com o tema “Combate à ocorrência discriminatória: orientação política, religiosa ou filosófica e inibição da ocorrência de violência ou assédio psicológico”, Moura discursou para cerca de 30 participantes, abordando a definição de discriminação e racismo. Ele explorou a história do racismo em Alagoas, destacando o impacto da indústria de cana-de-açúcar e as mudanças governamentais que influenciaram a economia e a demografia local.
Moura detalhou como, no final dos anos 1930, a mudança na política de taxação levou ao êxodo rural e ao crescimento das áreas marginalizadas, conhecidas como grotas. Ele também discutiu a composição racial dessas áreas e os aspectos históricos de Alagoas até o final dos anos 1990, quando a indústria canavieira entrou em declínio. O advogado enfatizou o papel do STF na legislação contra a discriminação.
“O entendimento dessas dinâmicas é crucial para compreender as raízes da discriminação e do racismo em nossa sociedade. A história de Alagoas, marcada pela mudança econômica e social, reflete diretamente nas condições atuais de desigualdade e discriminação”, ressaltou Moura.
O presidente do Creci-AL, Sergio Cabral, expressou entusiasmo com a palestra, destacando a relevância do tema para promover um ambiente de trabalho mais inteligente e harmonioso. "Gostaria de parabenizar Roberto Moura pela excelente palestra. Sua competência e capacidade de comunicação são primordiais para que nossos colaboradores desempenhem suas atividades profissionais com maior consciência e conhecimento".
Sobre Roberto Moura
Roberto Moura é professor de Direito e coordenador da pós-graduação em Prática Penal Avançada na Faculdade Delmiro Gouveia (FDG). Advogado criminalista, ele preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL e é especialista em Direito e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Além disso, Moura é presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado de Alagoas.
Também é membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, coordenador do Departamento do Sistema Prisional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e consultor e membro da Comissão Permanente de Pessoas em Situação de Privação de Liberdade do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Por Assessoria
Nenhum comentário