Concurso literário em Pão de Açúcar promove educação e cultura para estudantes
Em 2023, o concurso literário contou com a participação de 80 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que concorreram nas seguintes categorias: poesia, crônica, cordel e conto, além da categoria especial Energia Elétrica, que desafiou os participantes a redigirem textos livres sobre o assunto, incluindo temas relacionados à eficiência energética, segurança e sustentabilidade.
Ao todo, 10 escolas de Pão de Açúcar tiveram alunos matriculados que aplicaram ao certame, sendo que duas delas foram reconhecidas por enviarem uma quantidade expressiva de estudantes à disputa: Escola Municipal Bráulio Cavalcanti e Colégio São Vicente.
“O concurso literário estudantil de Pão de Açúcar tem dado oportunidade às pessoas de diferentes estratos sociais, de expressarem, de forma literária, suas visões de mundo e suas regionalidades. Agradeço o apoio de todos que acreditaram no potencial dessa iniciativa, em especial a Equatorial que tem desenvolvido um trabalho social e educacional bem bacana nesta cidade”, afirma Luís Laércio Gerônimo, idealizador do evento.
Um trabalho que ajuda a formar cidadãos mais conscientes
Nessa semana, equipes do projeto E+ Educação, que integra a plataforma E+ de Sustentabilidade da Equatorial Alagoas, chancelada pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), percorreram as escolas participantes do concurso literário com a realização de palestras e experimentos que reforçaram a importância dos riscos e perigos da energia elétrica de maneira lúdica e divertida. Desde o início de sua execução, em 2021, a iniciativa já impactou mais de 15 mil alagoanos e mais de 465 palestras foram ministradas.
Além da entrega de certificados, troféus e medalhas, o II Concurso Literário Estudantil de Pão de Açúcar também homenageou professores que trabalharam a temática do concurso em sala de aula. A solenidade também contou com apresentações de poetas mirins, do músico pão-de-açucarense Samuel Vieira, e do cordelista Túlio dos Anjos.
Uma das redações mais elogiadas foi a da pequena Ketly de Barbosa Rosa, autora do conto: “Geração sem propósito”, que fez uma crítica à maneira como a juventude atual se relaciona com a tecnologia e a importância da utilização da internet e das redes sociais como ferramentas positivas para a promoção do conhecimento.
A analista de Sustentabilidade da Equatorial Alagoas, Anne Caroline Bomfim, afirma que a Distribuidora está sempre disposta a apoiar iniciativas que incentivem a Educação de Qualidade que, inclusive, compõe um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma coleção de metas globais que visam guiar a humanidade até 2030.
“Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas. O concurso literário estudantil é um projeto que temos orgulho em apoiar, pois, com certeza, contribui para a formação de jovens mais conscientes através do conhecimento, da informação e também da cultura. Parabéns a todos os alunos pela participação”, conclui.
Por Assessoria / Equatorial Alagoas
Nenhum comentário