Hemoal promove coletas de sangue em União dos Palmares e Carneiros nesta terça-feira, 19

Coletas Externas de Sangue de sangue visam manter estabilizado o estoque de sangue do Hemoal para atender a demanda das unidades hospitalares

Além de captar doadores de sangue nos Postos de Coleta fixos, situados em Maceió e Arapiraca, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá realizar coletas itinerantes em União dos Palmares e Carneiros nesta terça-feira (19). O objetivo das ações externas é formar um estoque estratégico de hemocomponentes para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades da Rede Hospitalar do Estado.

Na cidade de União dos Palmares, a ação ocorre no Hospital Regional da Mata (HRM), situado às margens da BR-104, no horário das 9h às 16h. Já no município de Carneiros, a ação vai ocorrer das 8h às 16h, na Praça Cônego José Bulhões.

Mas os voluntários também podem doar nos Postos Fixos, localizados em Maceió e Arapiraca. Na capital alagoana, o Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona das 7h às 18h. Já o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, atende das 7h às 17h. Em Arapiraca, o Posto de Coleta funciona das 7h às 12h e das 13h às 16h, no prédio do antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado.

Critérios para Doação de Sangue – Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório que o voluntário esteja com boa saúde e usando máscara no momento de se candidatar à doação de sangue.

As mulheres são impedidas de doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando. A doação de sangue é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Caso o candidato tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Com relação ao voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres. No caso dos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

Covid-19 – Caso o voluntário tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o candidato à doação de sangue teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

Com relação às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Quanto aos imunizantes tenham sido AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Por Ascom Sesau/AL

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.