Em Batalha/AL, Plenária das Cooperativas apresenta planejamento de inverno para a agricultura familiar

Imagem Assessoria

A Unicafes Alagoas deu início à jornada de encontros com suas cooperativas através da Plenária das Cooperativas, evento que foi realizado nesta quinta-feira,24, em Batalha, reunindo agricultores e dirigentes de mais de 40 cooperativas e associações. A primeira reunião de de 2022 foi marcada pela divulgação das conquistas em defesa dos pequenos agricultores, assinatura de adesão de cooperativas e anúncio de ações para este ano. Além de dialogar sobre os desafios do cooperativismo na agricultura familiar, o evento contou com a temática central do  cultivo do milho nas propriedades familiares e o planejamento comum de inverno.

O plantio de milho  foi abordado através da palestra temática “Cenários e oportunidades para o cultivo do milho na agricultura familiar”, ministrada pelo professor do Instituto Federal de Alagoas / Campus Batalha, Magno Abreu. A proposta é que os produtores reservem um espaço na área de produção para o cultivo do grão.

“A Unicafes vem abrindo algumas frentes de trabalho em órgão públicos, sem esquecer sua estruturação no setor privado, e esse evento vem justamente receber as demandas das cooperativas e prestar os devidos encaminhamentos. Fizemos um grande apanhado do que foi feito nos últimos seis meses, e agora partimos para a execução de atividades como o Merenda Legal, Cashback da agricultura, central de comercialização e expansão do cooperativismo de crédito”, destacou Antonino Cardozo.

Aproveitando o momento de retomada econômica, a Unicafes apresentou as equipes de assistência técnica rural, visando maior suporte no projeto de plantio de milho. O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Zona da Mata Alagoana (Coopmata), Geraldo Silva,  foi um dos que assinaram  adesão  à Federação Unicafes durante a Plenária. Segundo ele, as cooperativas depositam boas expectativas no novo momento do cooperativismo alagoano. “Os agricultores estão felizes com esse incentivo da Unicafes  para as cooperativas, trazendo mais visibilidade e ainda mais oportunidades. Já estam os tendo uma maior busca pelos nossos produtos nas compras públicas e deveremos participar de mais projetos”, destacou o líder da cooperativa de Murici.

A Plenária da Unicafes Alagoas também apresentou o projeto de distribuição de sementes da Secretaria de Estado da Agricultura , o Planta Alagoas. O secretário Maykon Beltrão reforçou o convite aos produtores. “É de grande importância que os agricultores participem para que a safra seja produtiva e  concretizada no tempo certo. Estamos  trazendo uma diversidade de sementes, de alta qualidade, para que o campo possa aumentar a produtividade e esse agricultor poder manter o seu trabalho”, reforçou Beltrão. O evento ainda recebeu o vice-prefeito de Batalha, Wagney Dantas, além de técnicos e pesquisadores.

Por Assessoria
  

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.