Usina de Xingó deverá praticar vazões médias diárias de 950 m³/s, diz Chesf

Imagem Adalberto Gomes

Na tarde da última  terça-feira (3), ocorreu a 8ª reunião de acompanhamento das condições de operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Na ocasião, em atendimento à solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e visando à manutenção do equilíbrio do sistema energético nacional, definiu-se que, durante o mês de agosto, a vazão da Usina de Sobradinho, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), permanecerá na faixa de 1.000 m³/s, enquanto Xingó deverá praticar vazões médias diárias de modo a respeitar o limite máximo médio mensal de 950 m³/s.

A Companhia salienta que as defluências de Xingó poderão variar, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo diversas regiões do País. Em caso de mudança, as entidades e sociedade civil serão prontamente comunicadas, por meio de SMS aos números cadastrados no nosso sistema de informação.

A Chesf ressalta ainda a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m3/s e 3.000 m3/s, respectivamente.

Por Ascom  Chesf

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.