Ilha do Ferro em Pão de Açúcar é retratada em documentário na Semana Criativa de Tiradentes

Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, é berço de grandes artistas e transpira a arte popular alagoana
Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, é berço de grandes artistas e transpira a arte popular alagoana Thiago Laion

Quem passeia pelas ruas da Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, respira uma cultura rica e visualiza o berço de artesãos e mestres artesãos que têm seus trabalhos reconhecidos internacionalmente. Este lugar marcante para a arte será apresentado em três episódios na Semana Criativa de Tiradentes, que acontece de 15 a 18 de outubro.

Os curtas "Bom dia", "Boa tarde" e "Boa noite", em formato de documentário, serão exibidos durante a programação do evento na sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), e retratam o local pela perspectiva andarilha de um viajante que aprecia, experimenta e se deslumbra com a energia do lugar, que, geração após geração, se revigora, transmite conhecimento e se concretiza como um dos cenários marcados pela arte popular no Brasil e no mundo.

Produzido a partir do convite feito para o Alagoas Feita à Mão, conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o conceito foi pensado pela equipe do programa junto ao designer Rodrigo Ambrósio, para retratar a essência e o aspecto do local. A história contada através das peças produzidas na Ilha, banhada pelo Rio São Francisco, atraem pessoas e olhares admirados para este lugar que reverbera a arte popular. É lá o berço do bordado Boa Noite, genuinamente alagoano, e das peças que têm a madeira como base dos Mestres Aberaldo, Petrônio e Valmir.

“A ideia do filme é retratar a vida cotidiana do pequeno povoado Ilha do Ferro, o imaginário local e suas interações que se desenvolvem como um único organismo vivo”, explica o designer.

A Semana Criativa de Tiradentes acontece há quatro anos e, nesta edição, acontecerá de forma 100% digital. Clicando no link é possível acessar o site do evento, comprar o passaporte de acesso e verificar a programação. O encontro reúne anualmente criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura e de manifestações como o Movimento Maker.  

"O Nordeste tem uma relação muito especial e peculiar com o artesanato e eu tenho uma grande admiração pelo de Alagoas. Ligado a isso, o povoado da Ilha do Ferro é banhado pelo Rio São Francisco, que influencia toda a criação. Por isso fizemos essa escolha, trazendo a história de Alagoas para ser contada em Minas Gerais", explica Simone Quintas, diretora do evento.

O documentário é um projeto do programa Alagoas Feita à Mão, sob coordenação de Daniela Vasconcelos, e conta com direção e produção de Rodrigo Ambrosio, Tavinho Camerino e Thiago Laion, e assistência de Marcello Victor.  O espaço na Semana Criativa Tiradentes abre as portas para o contato do público nacional com os artesãos da Ilha do Ferro e de toda Alagoas, funcionando como uma vitrine para divulgação da plataforma Galeria Alagoas Feita À Mão

“A Galeria é o principal canal que ligará o público da Semana Criativa aos artesãos alagoanos. O contato do cliente é direto com o artista e isso facilita o processo de aquisição de todas as peças. A escolha da Ilha do Ferro para ser retratada no documentário que produzimos foi feita pelo povoado representar uma pluralidade estética, que se utiliza de tipologias e técnicas artesanais características do nosso estado. Essa oportunidade é uma forma de atrair novos olhares para o que é produzido em Alagoas”, expõe Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.  

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.