Conheça a história de vida do jogador alagoano Arthur Maia, morto em desastre aéreo
![]() |
Arthur Brasiliano Maia, |
Arthur Brasiliano Maia, ou simplesmente Arthur Maia, nasceu em Maceió, em 13 de outubro de 1992 . É filho de Roberto e Kátia Maia. Era o caçula de casal de filhos.
Arthur Maia foi um futebolista brasileiro que atua como meia. Sua última atuação foi pelo Chapecoense emprestado pelo Vitória.
Carreira
Início no Vitória
Arthur Maia é mais um fruto das categorias de base do Vitória. Foi descoberto através de um núcleo do rubro-negro baiano em Maceió, sua cidade natal. Aprovado nos testes, teve de se deslocar da capital alagoana para Salvador com apenas dez anos de idade, e passou a morar nas dependências do clube. Acostumado ser o camisa dez em todas as equipes de base e sempre tratado como "jóia" pela diretoria do clube, devido a sua boa técnica, mobilidade, passe e visão de jogo, foi promovido ao elenco principal do rubro-negro baiano no início de 2010, mas já treinava entre os profissionais desde meados de 2009, ainda antes de completar 17 anos.
Devido a pouca idade, a comissão técnica do clube optou por lhe dar chances de atuar como titular aos poucos. No final de 2012, foi novamente destaque ao ser eleito o melhor jogador da Copa do Brasil Sub-20, conquistada pelo Vitória após passar pelo Atlético Mineiro na final.
Joinville
Em fevereiro de 2013, Arthur foi emprestado até o fim da temporada ao Joinville. Logo em sua estreia marcou seu primeiro gol pelo clube catarinense, Arthur Maia acabou se consagrando o herói do jogo após sair do banco e marcar o gol da vitória por 4 a 3 diante do Criciúma. Sem muito espaço e chances pelo Joinville, Arthur Maia acabou sendo devolvido para o Vitória.
Retorno ao Vitória
Durante alguns treinos, o meia chamou a atenção de Ney Franco, treinador do time baiano na época, e acabou sendo relacionado para a partida contra o Grêmio. Arthur entrou no lugar do volante Elizeu na partida em que terminou em 0 a 0. Porém, ao passo que se destacava cada vez mais em competições de base e chamava a atenção de outros clubes, tanto do Brasil quando do exterior, Maia ainda via suas chances serem reduzidas nas partidas do time profissional.
“ Recebi boas propostas e sondagens de vários clubes e o Vitória nunca me liberava. Diziam que eu teria oportunidade aqui. Mas entrar no finalzinho não vejo como oportunidade [...] Já existe um desgaste com à torcida. Falam que eu sou eterna promessa, mas infelizmente não tive chances.”
América-RN
Em 2014 foi emprestado ao América de Natal até o fim do ano. Chamou a atenção de muitos ao fazer um gol similar ao chamado Gol do Século, feito pelo ex-jogador Maradona na Copa do Mundo FIFA de 1986, o que lhe rendeu o apelido de Maiadona.
Flamengo
Em 2015, Arthur Maia foi emprestado ao Flamengo até o fim da temporada, com o proposito de aos 22 anos de idade mostrar seu talento e ajudar o time rubro negro. Marcou seu primeiro gol pelo Flamengo no seu quinto jogo, que aconteceu em 4 de fevereiro, na goleada por 4 a 0 diante do Barra Mansa, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, sendo o seu o segundo gol do Flamengo no jogo.[15]
Arthur Maia não seguiu no elenco do Flamengo para o restante da temporada de 2015. De acordo com versão oficial do Rubro-Negro carioca, o jogador solicitou o retorno ao Vitória, que o emprestou no início do ano ao Fla. No entanto, o empresário Antonio Gustavo, que agencia a carreira do atleta, revelou que o seu destino seria o Kawasaki Frontale, time do Japão.
Arthur fez apenas 22 jogos, a maioria como reserva, e dois gols. Seu último jogo pelo Flamengo foi no dia 18/07/15, quando substituiu Marcelo Cirino na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio.
Kawasaki Frontale
O jogador de 22 anos acertou com o Kawasaki Frontale, da primeira divisão japonesa, até o fim do campeonato local.
Chapecoense
Após perder espaço no Vitória, Arthur Maia foi emprestado até o final do ano de 2016.
Morte
Arthur Maia foi uma das vítimas fatais da queda do Voo 2933 da Lamia, no dia 28 de novembro de 2016. A aeronave transportava a equipe do Chapecoense para Medellin, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016. Além da equipe da Chapecoense, a aeronave também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional (COL).
O corpo de Arthur Maia chegará em Maceió na noite deste sábado (3). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), de Alagoas, o comando do Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Esporte e Lazer da Juventude (Selaj) trabalham para ofertar uma homenagem ao atleta durante o último adeus.
Os corpos de todos os jogadores chegaram à cidade de Chapecó no começo da manhã deste sábado e foram recebidos com honras militares.
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias com informações de Wikipédia, a enciclopédia livre
Nenhum comentário